Notícias / informativos


27/11/2018

Veja Saúde: O perigo do vício em alimentos saudáveis

A obsessão por um cardápio saudável pode mascarar um problema sério: a ortorexia

Nos últimos anos, as pessoas passaram a buscar uma vida mais saudável e começaram a priorizar uma dieta rica em alimentos nutritivos. Isso é ótimo e faz bem. Mas, é preciso prestar atenção em alguns casos específicos. Um comportamento obsessivo em relação à forma de se alimentar pode mascarar um problema mais sério: a ortorexia. O transtorno ocorre quando uma pessoa mantém hábitos alimentares que rejeitam uma variedade de alimentos por não serem “naturais” o suficiente. Eventualmente, as pessoas com ortorexia começam a evitar fazer refeições em restaurantes ou levam marmitas a eventos sociais e familiares.

No programa Veja Saúde, a jornalista Natalia Cuminale entrevista Maria Del Rosário Zariategui de Alonso, médica nutróloga da ABRAN (Associação Brasileira de Nutrologia). Ele explica qual o limite entre uma dieta saudável e um comportamento exagerado. Maria Del Rosário aponta ainda qual o papel das redes sociais no aumento desse tipo de problema. Segundo ela, o uso do Instagram, por exemplo, está associado ao aumento dos sintomas.

Semanalmente, o programa VEJA Saúde recebe médicos e especialistas das mais variadas áreas para falar sobre qualidade de vida e cuidados com o corpo e a mente. O programa também tem a versão curta, em pílulas, sobre vários temas.

Fonte: Saúde - Veja


Assine nossa
Newsletter

Obrigado por se cadastrar!

Estrada Barão do turvo, 33 - Dorândia - Barra do Piraí/RJ - Cep: 27160-000
Telefax: (24) 2433-1231 / 2433-1847 - Celular: (24) 9 9998-9473
contato@medicalsul.com.br
Todos Direitos Reservados 2015 ® Medical Sul Equipamentos Hospitalares LTDA