Notícias / informativos


26/02/2018

Qual é o seu tipo de fome?

A fome é uma necessidade fisiológica de nutrientes e o corpo sinaliza a fome. O primeiro aviso vem do cérebro, seguido do estômago.

e: qual é a sua? A nutricionista Fernanda Pisciolaro deu dicas para fugir da culpa depois de comer no Bem Estar desta segunda (26). A endocrinologista Alessandra Rascoviski explicou que nem toda fome é física.

A fome é uma necessidade fisiológica de nutrientes e o corpo sinaliza a fome. O primeiro aviso vem do cérebro. Depois, o estômago avisa que está com fome e tem a mudança do hálito. Esses são os primeiros sinais. Com o passar do tempo e sem receber o alimento, o corpo vai mandando outros: dor de cabeça, irritação, fraqueza.

É preciso treinar para descobrir qual tipo de fome está sentindo. Para entender o tamanho e o tipo de fome, a nutricionista preparou um guia prático. Sentiu fome? Faça as perguntas:

 

  • Será que é fome física? A fome física é a necessidade do organismo de manter o balanço energético.
  • Será que é fome específica? É uma vontade bem específica, mas não é urgente – chamada também de apetite. Está relacionada ao prazer, a sentir o gosto, degustar, apreciar, saborear.
  • Será que é fome social? É aquela fome em que você está em um contexto social e tem vontade de comer um alimento porque está ali. A vontade aparece quando vemos, sentimos o cheiro e ouvimos falar do alimento.
  • Será que é fome emocional? Muitas vezes ela é confundida com a fome física, mas existem duas diferenças: a necessidade da urgência e de algo específico e gostos. Está ligada a um fator emocional importante, como estresse, tristeza, culpa.

 

 
Fonte: Bem estar - G1 - Globo


Assine nossa
Newsletter

Obrigado por se cadastrar!

Estrada Barão do turvo, 33 - Dorândia - Barra do Piraí/RJ - Cep: 27160-000
Telefax: (24) 2433-1231 / 2433-1847 - Celular: (24) 9 9998-9473
contato@medicalsul.com.br
Todos Direitos Reservados 2015 ® Medical Sul Equipamentos Hospitalares LTDA